Segunda-feira, 14 de dezembro de 2015 (14/12/2015)
Leonor pretende comprometer José Miguel para que se case com Ivana. Sandra diz a Felipe que já não está mais zangada com ele, e se ele teve ciúmes é porque a ama. Ivana diz a Leonor que não quer que José Miguel se sinta comprometido com ela, Leonor a diz que ela faz mal em pensar assim, pois seria muito mais vantajoso que ela exigisse de José Miguel que cumprisse com o dever de se unir a ela por ter à levado para a cama. Felipe diz a Valentina que esteve com José Miguel na venda de Horário e que ele falou dela com muita dor e sentimento, que não sabe qual foi o problema entre eles, mas que José Miguel está realmente muito mal sem ela. Sandra diz a Moises que Enriqueta pensa que ele está saindo com outra mulher, e Moises completa dizendo que os problemas matrimoniais nem sempre são pela existência de uma terceira pessoa, e finaliza dizendo que precisa de um tempo para decidir se seguirá com Enriqueta ou não.
Ivana, chorando, se confessa ao Padre Ventura, e acusa José Miguel por tê-la "enfeitiçado" ao ponto de levá-la para a cama, e por fim pede ao padre que a ajude a recuperar sua honra, fazendo com que José Miguel se case com ela. Gabriela diz a Felipe que contou a Sandra sobre seus sentimentos por ele, que está cansada de tantos contratempos e preferiu ser franca. Ivana conta a José Miguel como aconteceram as coisas, segundo sua versão, e diz que se entregou a ele por amor, e não se arrependerá jamais de tê-lo feito, já José Miguel a diz que da parte dele, isso foi um grande erro. O Padre Justino descobre que Célia mentiu que tinha um filho de José Miguel, já que tal criança não existe. Ele a diz que José tem sofrido muito desde que ela apareceu, e fará o que puder para limpar o nome do rapaz. O Padre Justino procura Valentina e a diz que Célia não teve nenhum filho com José Miguel, que ela sempre esteve mentindo. Jesus diz a José Miguel que um homem esteve na fazenda e Ivana o beijou, pedindo em seguida para que Jesus não contasse nada ao patrão. Alonso diz a Valentina que Rodrigo o agrediu, pois ele o disse que ela não é mulher para um homem rude do campo. José diz ao Padre que o ocorrido entre ele e Ivana não foi só um erro, mas sim uma traição ao amor que ele sente por Valentina.
Terça-feira, 15 de dezembro de 2015 (15/12/2015)
Leonor diz a José Miguel que deve assumir suas responsabilidades e se casar com Ivana. Ele responde que a mãe não deve se meter em seus assuntos. José Miguel questiona Ivana sobre o homem que a visitou. Ivana responde que foi Alonso, mas ela o expulsou imediatamente. José Miguel, então a questiona o porquê do beijo que ela o deu, e afirma que ela não precisa negar pois foi Jesus quem o contou o ocorrido. José completa dizendo que não está perguntando isso a Ivana por sentir ciúmes, mas porque o enoja ver Ivana fingindo amor por ele, quando, na verdade, está apenas brincando e se encontrando com Alonso. Isabel diz a Valentina que o comportamento de Rodrigo é perigoso e que ela deveria despedi-lo. Valentina responde que precisaria de um bom motivo para fazê-lo. Célia procura Leonor para pedir mais dinheiro a fim de ir para o exterior e afirma que o Padre Justino já sabe que ela não tem filho com José Miguel. Ivana aparece e diz a Célia que dará dinheiro suficiente para que ela vá embora para sempre. Felipe diz a Valentina que apesar de ela estar zangada com Alonso, ele deverá permanecer em repouso no povoado por uns dias, em razão do estado em que se encontra.
Alonso diz a Valentina que assim que se recuperar, irá embora de uma vez por todas do povoado. A única coisa que o faria mudar de idéia seria se ela mesmo o pedisse apara ficar. Valentina responde que o recebeu em sua casa por humanidade, mas assim que ele se recuperar irá para sempre. Enriqueta surpreende Sandra com Felipe e arma um escândalo. Padre Ventura aparece e diz a Enriqueta que o casal não está fazendo nada demais, e afirma que caso ela não aceite que eles se relacionem sem compromisso, pode casa-los em poucos dias. Sandra diz a Felipe que já perdeu as esperanças de que sua mãe aceite o seu noivado com ele, e o diz que eles deveriam seguir o conselho do padre e se casarem. Alonso diz a Benita que ama Valentina e se arrepende amargamente de tê-la ferido. Benita responde que se ele realmente a ama deveria deixar a fazenda imediatamente.
Quarta-feira, 16 de dezembro de 2015 (16/12/2015)
Alonso descobre que Ivana está roubando dinheiro de Valentina. Ela se surpreende ao ser descoberta e tenta seduzi-lo. Depois diz que vasculhava as coisas de Valentina em busca de uma peça de roupa. Alonso caçoa dizendo que não acredita que no cofre do quarto de Valentina, Ivana possa encontrar roupas, e afirma que ela está roubando dinheiro de Valentina para manter José Miguel. Ivana, astuta, diz que o que está fazendo é assegurar se que José e Valentina não se reconciliem, e isso também o interessa. Ivana entrega uma grande quantia em dinheiro para Célia junto a um valioso relógio do pai de Valentina. Ernesto diz a Valentina que descobriu que Rodrigo cobrava comissão de vários prestadores de serviço da fazenda "Os Caracóis". Valentina é aconselhada a processá-lo, mas responde que tudo que deseja é que Rodrigo vá embora pra sempre de suas terras.
Maria da Luz insiste com Cristina para que leve a roupa suja de sangue de Rodrigo para o delegado. Cristina responde que Rodrigo é muito perigoso e que se ele descobre da existência dessa roupa, pode lhe fazer muito mal. Felipe diz ao Padre que ainda não deseja se casar com Sandra por achar muito cedo para tomar tal decisão. Alonso diz a Valentina que se permitiu que ele ficasse em sua casa, é porque ainda sente algo por ele Neste momento José Miguel chega e diz que é claro que Valentina segue amando Alonso. Ele felicita Alonso e diz que nunca mais voltará a interferir na vida dele e de Valentina. Valentina tenta explicar, mas José Miguel não permite. Valentina então diz a Alonso que o odeia profundamente. Ivana diz a José Miguel que não quer machucá-lo e deseja muito estar a seu lado. José Miguel a diz que não a ama e nunca a amará.
Quinta-feira, 17 de dezembro de 2015 (17/12/2015)
Alonso insiste em esclarecer a Valentina os motivos que o "obrigaram" a deixá-la plantada no altar. Ele diz que foi por assuntos do passado que já foram resolvidos. Ele diz que falaria a José Miguel que entre ele e Valentina não há nada mas seu ciúme não permitiu. Ainda diz que quer lutar pelo amor de Valentina de forma limpa. Valentina furiosa diz que não existe a menor possibilidade entre eles, e que trate de se recuperar logo para ir embora de uma vez, pois seria ótimo nunca mais voltar a vê-lo. Rodrigo faz Cristina acreditar que é um homem mudado, a diz que todo o tempo que esteve longe dela, pode perceber o quanto a ama, e ela o faz falta, e completa pedindo que ela volte pra ele. Valentina percebe que está faltando dinheiro em seu cofre e pergunta a Benita e Maria da Luz se alguma delas foi quem pegou a quantia. Maria da Luz, assustada, responde que não pegou nada. Valentina diz que acredita pois confia nela e em Benita. Gabriela diz que está quase certa que foi Alonso quem pegou o dinheiro.
Ivana diz a José Miguel que para esquecer Valentina deve passar a ignorar a moça e se dar conta que ela não é a única mulher que o faria feliz. José responde que Valentina é a única mulher a quem ama. Rodrigo sacode violentamente Maria da Luz e a adverte que caso siga se metendo em suas coisas, pode acontecer algo com ela. Valentina vê a cena e o despede, dizendo que tem motivos suficientes para fazê-lo, e que irá pagá-lo conforme a lei. Rodrigo diz que não o importa os processos legais, que só deseja estar ao lado dela, e que a ama. Valentina então responde que esse é outro motivo pelo qual ele deve ir embora de uma vez por todas. Sandra se zanga com Felipe por ele não desejar se casar. Ele responde que infelizmente ainda sente algo por Ivana. Felipe diz a Valentina que José Miguel e Ivana decidiram se casar.
Sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 (18/12/2015)
Valentina, ordena a que Benita queime a camisa e as fotos que guarda de José Miguel. Ela acaba se dando conta do desaparecimento do relógio que era de seu pai. Ivana, querendo causar intriga, diz a José Miguel que presenciou Rodrigo e Alonso aos socos por causa de Valentina, e que isso parece tê-la agradado muito. Ivana finaliza dizendo que assim são as mulheres ricas, diferentemente dela, que é só ternura em seu coração. Ernesto entrega o acerto de contas a Rodrigo e este, furioso, garante a Maria da Luz que o pagará, e que se ela dizer que foi violentada por ele, Cristina sofrerá um acidente. José Miguel descobre através de Moises que Célia esteve no povoado. Após isso ele exige uma explicação de Leonor, que se nega a dizer ao filho o que sabe. Ivana insiste em pedir a José Miguel que lhe dê uma oportunidade e aceite o seu amor.
Alonso faz o mesmo com Valentina. Maria da Luz diz a Cristina que Valentina mandou Rodrigo embora por sua culpa, e que seguramente ele está procurando uma maneira de cobrar essa ?dívida?. Ela diz a mãe que a única maneira de evitar isso é entregar de uma vez a roupa suja de sangue ao delegado, pois Rodrigo nunca se arrependeu de nada. Cristina diz que ela sim acredita no arrependimento de Rodrigo, e que pensa seriamente em voltar com ele. Rodrigo se enfurece quando Filadelfo o diz que foi nomeado o novo capataz da fazenda pela própria Valentina. José Miguel diz a Horácio que irá atrás de Célia para que ela mesma o diga que foi fazer no povoado e a quem foi ver. Gabriela diz a Valentina que Horácio a deixou plantada, e que está cansada de ser colocada sempre em segundo plano, primeiramente por Felipe e agora por Horácio. Valentina a sugere que não confie nos homens, assim como ela faz. Gabriela então responde que o que aconteceu entre a amiga e José Miguel foi uma série de maus entendidos que ela nunca quis resolver, mas que está certa que José segue a amando. Valentina, irônica, diz que ele a ama tanto que irá se casar com Ivana.