Segunda, 10 de abril
Isaura aceita o pedido de casamento de Álvaro. Dr. Paulo diz à Violeta que irá para Minas Gerais procurar Helena. Rosa conta à Malvina porque está toda ensopada de água. Tomásia recebe seus amigos em um jantar. Tomásia decide viajar para onde está Isaura para ajudá-la a fugir. Branca escuta a conversa sobre Álvaro e Geraldo sobre a fuga com Isaura. Belchior fala para Flor-de-Lis que quer uma mulher para ele. Branca envia uma mensagem telegrafada para Leôncio desmentindo a mensagem de Álvaro. Leôncio recebe as mensagens sobre o paradeiro de Isaura e resolve buscá-la pessoalmente.
Terça, 11 de abril
Malvina decide ir junto com Leôncio para buscar Isaura. Álvaro avisa Isaura que ela pegará o navio para fugir durante o dia. Isaura ensina Pedrinho a escrever. Coronel Sebastião coloca Rosa de castigo. Malvina conta a Henrique que vai para São Paulo junto com Leôncio. Álvaro recebe a mensagem de Tomásia e diz a sua mãe que irá hospedá-la em sua casa. Geraldo avisa sua mãe e irmã sobre a visita de Tomásia. Coronel Sebastião deserda Henrique. Tomásia e André seguem viagem. Leôncio e Malvina se preparam para viajar. Miguel sai um pouco de casa. Os capitães do mato aproveitam para ir até Isaura.
Quarta, 12 de abril
Rosa fica chateada por seu pai não arranjar um casamento para ela. Pedrinho e Isaura ficam acuados com a presença e ameaças de Martinho e Raimundo. Álvaro chega na casa de Isaura e ouve seus berros por socorro. Miguel chega em casa e encontra os capitães do mato de saída. Álvaro conta à Isaura que Tomásia virá visitá-lo. Leôncio chega na casa de Branca. Tomásia chega na casa de Álvaro e Perpétua e logo fica sabendo que Isaura é noiva do rapaz. Moleca volta para o quilombo com as crianças. Álvaro informa à Tomásia que ela verá Isaura após a visita deles na casa de Geraldo.
Quinta, 13 de abril
André encontra Isaura. Raimundo vê. Isaura fica sabendo que Leôncio está a caminho. Tomásia encontra Leôncio e Malvina na casa de Branca. Álvaro e Leôncio discutem. Sebastião presenteia Rosa com sapatos altos. André fica triste com o noivado de Isaura. Álvaro oferece dinheiro pela liberdade de Isaura. Álvaro bate em Leôncio. Gioconda fica preocupada com Tomásia. Bernardo planeja atacar o acampamento dos capitães-do-mato. Leôncio dá queixa contra Álvaro para o chefe de polícia. Raimundo e Martinho surpreendem André, Isaura e Miguel.
Sexta, 14 de abril
Martinho bate em André. Leôncio sai com o chefe de polícia em busca de Isaura. Tomásia atira nas pernas de Raimundo e Martinho. Bernardo, Henrique e Moleca vão para o garimpo. Geraldo se declara para Malvina. Sebastião ensina boas maneiras à Rosa. Dr. Paulo planeja matar Diogo. Leôncio desesperado não encontra Isaura. Perpétua esconde Isaura, Miguel e Pedrinho em sua casa. Geraldo rouba um beijo de Malvina. Leôncio chega à casa de Perpétua e ameaça Álvaro.